Ser humano sem função.

Há umas semanas atrás estive no Museu de Arte Moderna, aqui do Rio de Janeiro. Fui participar de uma oficina chamada 4 x 4, onde se fazia um mergulho nas obras de arte lá expostas a partir de 4 temas: cor, corpo, geometria e arquitetura. Todo o processo de descoberta de infinitas possibilidades de expressões artísticas e materiais a serem trabalhados foi maravilhoso. Mas fiquei incomodada com algumas questões, alguns argumentos, alguns embasamentos, algumas falas... Me incomodou muito algumas obras nas quais eu não consegui enxergar uma razão, um objetivo, um por quê. E eis que esse foi meu maior problema.
Quem ministrava as oficinas e guiava a exposição, sua principal fala, a que mais me tirou do sério foi: _ Arte não tem função.
Como assim arte não tem função? Isso depois de ver e viver a arte, depois de me tornar e me reconhecer arteterapeuta, encaro-o escandalosamente: Como assim arte não tem função?
E ele continuou:
_ A arte existe para ser arte. Tem como fim ela mesma.
Oi? Eu quase me amarrei às obras a minha volta pra não voar em seu pescoço. E até hoje essa fala está aqui me engasgando.
E teve mais:
_ Na arte moderna o que importa mais é o conceito e/ ou o processo, a obra em si não é tão importante.
O resultado não importa? O que é essa ametista pintada de branco? Uma afronta à natureza? Que a fez tão bela, que veio um modernista e a pintou de um branco fosco, lhe deu um conceito qualquer e expôs no MAM? E o copo de água com a borda pintada de branco? Que processo árduo não deve ter sido esse. E o conceito? Existe? Está onde?
"Mas arte não é pra entender, não precisa ter uma razão de ser"
Se não é pra entender, por que do tal conceito ser importante?
Sinceramente, arte moderna é muito simples: não serve pra nada, não precisa entender e vale milhões.
Sim, vale milhões. Alguém com muito dinheiro determina que um monte de ferro retorcido vale mais de 3 milhões de reais, expõe no Museu de Arte Moderna e fica se gabando que possui um treco sem sentido, mas que eles ( a elite) determinaram que era valioso. Puta que pariu!!! Desculpem o palavrão, mas essa parte da oficina realmente me irritou. Como um pedaço de ferro retorcido pode valer mais que a vida das pessoas?
Agora vou rebater essas afirmações que tanto me afligiram: Arte tem função sim, mas isso depende de quem a emprega ou a usufrui. Pro educador ela tem função pedagógica, pro militante, função política, pro arteterapeuta, função terapêutica, pro artista, função de libertação, pro amante, função de encantamento... Quantas funções pode ter a arte? Qual terá sido a função da arte na vida de Jackson Polock, Frida Kahlo, Bispo do Rosário? Esse último, artista interno de um manicômio. Como pode alguém dizer que a arte não tem função?
O que me pareceu, durante os 3 dias que estive lá no MAM, é que a arte moderna é a abdução da arte pela e para a elite. Eles fingem que entendem aquilo, dão às obras um valor que elas não possuem, pra excluir as pessoas que não se encaixam no padrão elitista. Porque você vê um pão duro em putrefação e pensa que tudo é arte, mas não o que você faz, pois não é você que determina o que é arte. Ou seja, é tudo que eles, e somente eles, determinam que é arte.
Desculpem-me os modernistas, mas tudo é arte, sim! No entanto, nem tudo é produto, é comercializável, nisso eu concordo com vocês. Eu jamais compraria uma pedra pintada de branco, mas se vocês querem comprar e exibir tal qual aquele comercial do "eu tenho, você não tem", beleza. Vou rir da cara de vocês até morrer. Mas não venham me dizer que um copo d`água na frente do espelho vale mais do que a vida e o bem estar das pessoas, do que a dignidade das pessoas, pois vocês tem dado muito valor ao que não tem função, segundo a própria lógica modernista, e menosprezado aquilo que deve ser preservado e cultuado: a vida!
De todos, eu quiz dizer, não só a sua.
Vivemos em um país extremamente desigual, e afundando cada vez mais na lama. Eu vejo a miséria na rua, vejo violência, vejo descaso na saúde e pouco investimento na educação, vejo muito dinheiro sendo roubado de nós, que deveria dar condições de vida para as pessoas... Diante dessa situação eu não consigo conceber alguém ter milhões investidos em um museu. Isso pra mim é um ser humano sem função, tal qual a arte moderna. Não serve para nada. Tem fim nele mesmo...
Nada contra os artistas, nada contra o museu, nada contra a oficina, que foi maravilhosa, mas essas questões me incomodaram, eu tinha que esvaziar aqui.

Até a próxima!  

Comentários

Postagens mais visitadas